segunda-feira, 17 de maio de 2010

Roupas e Adornos da Grécia Laura n° 19

Estas são roupas dobradas e sem custura


O vestuário, de lã ou linho da região, eram feitos pelas mulheres em casa.O seu traje consista numa túnica e num manto. A túnica tinha dois modelos diferentes, no entanto o peplos, feito de lã, era o mais usado pelas atenienses até ao final do século IV a.c.A sua confecção consistia em cortar o tecido segundo forma de um rectângulo, com uma vez a meia a altura da pessoa; vestiam-no, embrulhando-o em redor do corpo, com alfinetes nos ombros.Não tinha mangas, possuindo amplas aberturas para os braços.As versões requintadas eram decoradas com desenhos. O manto era de linho. O tecido era costurado de maneira a ficar com a forma de um cilindro longo;era usado com um cordão na cintura ou debaixo do peito.



domingo, 16 de maio de 2010

Vestuário e adornos da Grécia,Juliana 18

Foto do Quíton

Vestuário e adornos da Grécia

A roupa grega,durante um tempo não possuía forma em si.Era composta de retângulos de tecido de vários tamanhos.Havia certamente variações consideráveis na maneira de ajustá-los ao corpo,mas as linhas essenciais permaneciam as mesmas.
Do século VII ao século I a.C,homens e mulheres usavam o quíton,o dos homens ate os joelhos e os das mulheres até os tornozelos.O quíton, era preso por alfinetes ou broches e normalmente usado com um cordão ou cinto em volta da cintura.
O quíton é uma espécie de pano parecendo um vestido mas para homem e mulher.
Os adornos eram pulseiras e brincos para as mulheres (mais ricas),e para os homens potes feitos de barro ou argila
.

sábado, 15 de maio de 2010

Vestuarios e Adornos Beatriz n°2

Romanos




Romano usando toga





Também os vestuarios de Roma recebeu influencia dos Gregos.As roupas mais usadas pelos gregos era as togas, muito semelhantes ao himation usado pelos antigos Gregos.








Em Roma vestia-se uma túnica por baixo da toga por cima. Essa toga era muito volumosa e suas caracteristicas ajudavam a idetificação do grupo social do portador através do tamanho, forma ou cor da roupa.



Os escravos, os plebeus e mesmo soldados costumavam usar apenas uma túnica pelo corpo.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Vestuário e adornos da Roma Mariana,22

"Subligaculum"
"Palla" das mulheres romanas

As "togas" dos romanos


A Roma recebeu influência com os gregos, isso fez crescer as vestimentas da Roma. As roupas mais usadas eram as "togas", que é um manto em forma de roupa, eles costumavam a usar uma "túnica" em baixo e a "toga" em cima. A "toga" era muito volumosa, os romanos conseguiam ver suas características e o seus grupos sociais através do tamanho, forma ou cor da roupa.



Já as mulheres, usavam um manto comprido, que costuma chamar "palla". As viúvas usavam um "ricinium", um tipo de xale. Elas também usavam uma faixa de tecido no peito e outa em volta dos ríns. Essas faixas são chamadas de "subligaculum", que primeiro eram usadas apenas por homens, mas depois se adaptou mais em mulheres.
Os romanos não costumavam cobrir a cabeça. Nessas alturas podiam colocar o "petasus", um chapéu de borda larga, ou o "cucullus", um capuz.



As crianças usavam uma "toga praetexta", que tinha uma banda púrpura.Quando faziam 17 anos, os homens usavam uma "toga uirilis" que simbolizava o começo de uma vida adulta.