segunda-feira, 25 de outubro de 2010

História do impressinismo - Beatriz nº2

O impressionismo foi um movimento artísco que envolveu as artes pláticas e música, que surgiu na França no final do século XIX. O impressionismo foi importante para a História da Arte porque marcou o início da Arte Moderna. O impressionismo é derivado em uma das obras de Claude Monet a "impressão, nascer do sol (1872)".

Impressão, nascer do sol( 1872)
Claude Monet




Algumas das características do impressionismo nas Artes Plásticas era:

Pintar natureza, pricipalmente as paisagens;
Técnicas de pintura que valorizavam a ação e a luz;
Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas;
...

Algumas das características do impressionismo nas Músicas:

Composições que buscavam retratar muitas imagens;
Títulos de paças que apresentam as paisagens naturais;
...

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet ( dia 25/10/10)
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090515165515AAj9WXE (25/10/10)
O livro ''Arte moderna de Giulio Carlo Argan '' da editora Companhia das Letrinhas.(28/09/10)

Impressionismo-Joaquín Sorolla-Laura n°19 6C

´´E ainda dizem que peixe é caro``
(1894),Casarão do Bom Retiro-Madri



Minha mulhere e minhas filhas,
coleção particular


Meninos na praia(1910)

Casarão do Bom Retiro-Madri



Menina, Mus. Nas. de Belas artes
Havana



Na fase inicial de sua vida era mais tradicional,entretanto em 1900 seu estilo se revelou de forma espetacular, manifestando-se de pinceladas rápidas e carregadas de tintas,que em poucos traços plasmavam a rica e vibrante gama de cores das praias transeuntes que ocupavam suas telas.
Justificar
Em poucos anos sua técnica ficou mundialmente famosa, chegando a pintar um enorme friso para a Hispanic Society de Nova Iorque, recriando diferentes regiões da Espanha, embora com resultado irregular.Conhecido como Pintor da Luz, foi o mais prolíficio dos pintores espanhóis, com mais de 2.200 obras em seu poder.Além de ser retratista notável.



Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaqu%C3%Adn_Sorolla

Arte Moderna Giulio Carlo Argan

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Impressionismo-Definição Juliana n°18

Impressão Claude Monet

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet,um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da
academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
A emergente arte visual do impressionismo foi logo seguida por movimentos análogos em outros
meios quais ficaram conhecidos como, música impressionista e literatura impressionista.
Fontes:

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Impessionismo -Camille Pissarro Mariana nº 22

Aldeia de Pontoise, Museu de Basiléia
A ponte nova(1902), Museu Nacional de Belas-Artes-Budapestes

Nowoord, Galeria Nacional- Londres


Auto-retrato de Camille Pissarro



Paisagem de Pontoise(1874), museu nacional- Estocolmo

Camille Pissarro nasceu em Saint- Thomas, Antilhas, no dia 10 de Julio de 1830. Em 1852, estudou em Paris, viajou pela Venezuela, voltou a capital da França com muitos esboços. Três anos depois, encantou-se com as obras de Carot, e resolveu fazer paisagismo. Ligou-se ao impressionismo em 1859, em 1863 participou do Salão dos Recusados. Era um dos principais organizadores das oito esposições, entre 1874 e 1886, Camille e Degas foram os unicos a participar das oito esposições. Pintava ao ar livre aos arredores de Paris.
No ano seguinte voltou para França, e encontrou todas as suas telas destruidas, pelos alemães.
Então instalou-se em Pontoise, de 1872 até 1884, trabalhou em contato com Cézanne.
Em 1884, se expôs no Salão dos Independentes e se mudou para Eragny, afinal das pessoas já o reconhecerem, Camille quis pintar o jardim de sua casa e da cidade.
Foi elogiado pelos contemporâneos e pela autencidade, eles consideravam Camille como um homem infeliz e rústico. Morreu em Paris em 12 de novembro de 1903.
O impressionismo é um movimento artístio surgido na França no século XIX, dando luz e movimento para as pinturas. As obras do impressionismo enchem os olhos de cor e luz.
fontes:

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Renascimento-Leonardo da Vinci-Juliana 18

Obras de Leonardo da Vinci:







Principal obra de Leonardo da Vinci-Gioconda( Mona Lisa)





Retrato de Leonardo da Vinci
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia.
Biografia:
Leonardo da Vinci é um artista renascentista italiano.
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor.
Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.

Bibliografias:
http://www.suapesquisa.com/leonardo/





segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Renacimento:Felippo Brunelleschi- Laura nº19

Renacimento:Foi um periudo da história eropeia, considerado como um marco final da idade média,e o ínicio da idade moderna.Começou na Italia e difundiu-se pela Europa.


Felippo Brunelleschi:Ele não foi um pintor e sim um escultor e arquiteto, com a atenção mais voltada a arquitetura, atividade que mostrou muita criatividade, sendo até hoje um referencial importante para estudantes professores e proficonais.O trabalho que lhe deu maior projeção foi a cúpula da Catredal de Santa Maria del Fiori em Florença.



As bases estéticas renacentista foram lançadas por dois artistas florentinos: Masaccio, na pintura, e Brunelleschi, na arquitetura, considerados os pioneiros da nova linguagem. Seguindo os princípios ópticos e geométricos enunciados por Brunelleschi, os artistas da época puderam reproduzir objetos tridimensionais no plano com surpreendente verossimilhança.



Felippo Brunelleschi

Resnacimento - Andrea del Verrocchio - Beatriz nº2

Rescimento:

Renascimento é o termo usado para identificar o periodo da história da Europa.


Chamou-se renascimento da redescoberta das referencias culturais da atiguidade.






Andrea del Verrocchio:

Andrea foi um artista da época do resnacimento.

Era escultor, ourives e pintor, e trabalhou na corte de Lorenzo de Médici. É considerado um dos pintores mais influentes de seu período.

Em 1474 e 1475, pintou O Batismo de Cristo, agora na Galeria Uffizi, em Florença. Nesse trabalho, foi ajudado por Leonardo da Vinci ,ainda jovem, que terminou a paisagem e o anjo na extrema esquerda. Segundo Giorgio Vasali, Andrea decidiu então nunca mais pintar, pois Leonardo tinha o ultrapassado em técnica e genialidade. Em 1475, Verrocchio começou a se dedicar quase inteiramente à escultura.


Obra de Andrea del Verrocchio

domingo, 22 de agosto de 2010

Renascimento-Fra Angelico,Mariana nº22

San Pietro Martire Triptych.1428. Tempera on Painel. Museo di San Marco, Florence, Italy.
The Coranation of the Virgin. 1434-1435. Tempera on the painel. Galleria degli Uffizi, Florence, Italy.

Madonna with Angels and the Saints Dominic and Catherine. 1437. Pinacoteca Vaticana, Vaticano, Rome.


Perugia Triptych: The Virgin from the annunciation.1437. Tempera on painel. Galleria Nazional dell'Umbria, Perugia, Italy.



Perugia Triptych:Angel of the Annuaciation.1437. Tempera on painel. Galleria Nazionale dell'Umbria, Perugia, Italy.

O renascimento foi um movimento cultural e ao mesmo tempo um período da história européia, considerado um marco final da idade Média e o começo da idade Moderna. Começou no século XIV, na Itália, e teminou na Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
O renascimento atingiu a filosofia, as artes, as ciências, além de fazer uma grande mudança nas culturas, sociedades, política e religião.

Fra Angelico foi considerado um dos pintores mais importantes da época do renascimento. Ele nasceu em 1387, em Vicchio di Mugello. E morreu em 1455,em Roma.

Entre 1409 Fra Angelico foi banido, com o reso da população, por se contrapor ao papa. Em 1438 começou a pintar paredes no convento de São Marcos, em Florença. Em 1447, 1448 e 1452, foi para Roma decorar as paredes do Vaticano.

No dia 14/06/2006 foram encontrados mais dois painéis pintados por Fra Angelico, pintados há mais de 200 anos em uma casa na Inglaterra.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Roupas e Adornos da Grécia Laura n° 19

Estas são roupas dobradas e sem custura


O vestuário, de lã ou linho da região, eram feitos pelas mulheres em casa.O seu traje consista numa túnica e num manto. A túnica tinha dois modelos diferentes, no entanto o peplos, feito de lã, era o mais usado pelas atenienses até ao final do século IV a.c.A sua confecção consistia em cortar o tecido segundo forma de um rectângulo, com uma vez a meia a altura da pessoa; vestiam-no, embrulhando-o em redor do corpo, com alfinetes nos ombros.Não tinha mangas, possuindo amplas aberturas para os braços.As versões requintadas eram decoradas com desenhos. O manto era de linho. O tecido era costurado de maneira a ficar com a forma de um cilindro longo;era usado com um cordão na cintura ou debaixo do peito.



domingo, 16 de maio de 2010

Vestuário e adornos da Grécia,Juliana 18

Foto do Quíton

Vestuário e adornos da Grécia

A roupa grega,durante um tempo não possuía forma em si.Era composta de retângulos de tecido de vários tamanhos.Havia certamente variações consideráveis na maneira de ajustá-los ao corpo,mas as linhas essenciais permaneciam as mesmas.
Do século VII ao século I a.C,homens e mulheres usavam o quíton,o dos homens ate os joelhos e os das mulheres até os tornozelos.O quíton, era preso por alfinetes ou broches e normalmente usado com um cordão ou cinto em volta da cintura.
O quíton é uma espécie de pano parecendo um vestido mas para homem e mulher.
Os adornos eram pulseiras e brincos para as mulheres (mais ricas),e para os homens potes feitos de barro ou argila
.

sábado, 15 de maio de 2010

Vestuarios e Adornos Beatriz n°2

Romanos




Romano usando toga





Também os vestuarios de Roma recebeu influencia dos Gregos.As roupas mais usadas pelos gregos era as togas, muito semelhantes ao himation usado pelos antigos Gregos.








Em Roma vestia-se uma túnica por baixo da toga por cima. Essa toga era muito volumosa e suas caracteristicas ajudavam a idetificação do grupo social do portador através do tamanho, forma ou cor da roupa.



Os escravos, os plebeus e mesmo soldados costumavam usar apenas uma túnica pelo corpo.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Vestuário e adornos da Roma Mariana,22

"Subligaculum"
"Palla" das mulheres romanas

As "togas" dos romanos


A Roma recebeu influência com os gregos, isso fez crescer as vestimentas da Roma. As roupas mais usadas eram as "togas", que é um manto em forma de roupa, eles costumavam a usar uma "túnica" em baixo e a "toga" em cima. A "toga" era muito volumosa, os romanos conseguiam ver suas características e o seus grupos sociais através do tamanho, forma ou cor da roupa.



Já as mulheres, usavam um manto comprido, que costuma chamar "palla". As viúvas usavam um "ricinium", um tipo de xale. Elas também usavam uma faixa de tecido no peito e outa em volta dos ríns. Essas faixas são chamadas de "subligaculum", que primeiro eram usadas apenas por homens, mas depois se adaptou mais em mulheres.
Os romanos não costumavam cobrir a cabeça. Nessas alturas podiam colocar o "petasus", um chapéu de borda larga, ou o "cucullus", um capuz.



As crianças usavam uma "toga praetexta", que tinha uma banda púrpura.Quando faziam 17 anos, os homens usavam uma "toga uirilis" que simbolizava o começo de uma vida adulta.

domingo, 14 de março de 2010

As pirâmides do Egito


As chamadas pirâmides do Egito, denominadas como pirâmides de Gizé, localizam-se no planalto de Gizé, na margem esquerda do rio Nilo, próximo à cidade do Cairo, no Egito. São as únicas remanescentes das Sete maravilhas do mundo antigo.
Constituem-se em estruturas monumentais construídas em
pedra e, como o nome também indica, apresentam uma base retangular e quatro faces triangulares (por vezes trapezoidais, nas pirâmides egípcias mais antigas, denominadas como mastabas) que convergem para um vértice. No total foram identificadas cerca de 80 pirâmides em todo o país, embora a sua maior parte esteja reduzida a montículos de terra.
Acredita-se que as pirâmides do
Egito Antigo foram edifícios funerários, embora alguns especialistas acreditem que, além de servirem como mausoléus, eram também templos religiosos. Mais, na verdade, muitos cientista acreditam que não há pirâmide. São ilusões muito bem elaboradas pelos grandes faraós que perduram até os dias de hoje. Não há pirâmides, não há pedra. Só o deserto e suas grandes e bem elaboradas ilusões. Esse é um dos motivos para dizerem que elas foram construídas com tecnologia alienígena. Nada está comprovado cientificamente ainda.
As pirâmides no planalto de Gizé foram erguidas pelo faraós
Quéops, Quéfren e Miquerinos há cerca de 2700 a.C., desde o início do Antigo Reinado até perto do Período Ptolomaico. A época em que atingiram o seu apogeu iniciou-se com a III Dinastia e terminou na VI Dinastia (2686 - 2345 a.C.). Primitivamente não se constituíam em estruturas isoladas, mas sim integradas num complexo arquitectônico de vastas dimensões.
Laura 19

Os templos do Egito

Templo Luxor
Os templos são característicos das monarquias média e recente. Apresentam forma tripartida: pátio colunado, salas hipostilas e santuários. Podem ser aparentes, semi-enterrados (hemispéus) ou no subterrâneos (spéus). As pirâmides, monumentos funerários do Antigo Império, foram erguidas como símbolos da suma divindade do Nilo - o deus-sol. Têm função de túmulos (mastabas). Os fatores geográficos para essas contruções eram essenciais, no entanto, para a garantia da vida após a morte do faraó e pessoas importantes do reino. A localização privilegiada no vale do rio Nilo, com terras altamente férteis, devido às cheias anuais do rio, cercado por desertos e montanhas de pedra, também colaboraram para o recolhimento e lapidação das pedras das pirâmides. Dos palácios e residências pouco se sabe pois pouco restou (foram construídos com tijolos crus). A arquitetura egípcia utilizou grandes blocos de pedra na construção dos templos e pirâmides, e adobes (tijolos crus de argila e palha) e troncos de palmeira na arquitetura civil.
fontes:
google images
Beatriz nº2

sexta-feira, 5 de março de 2010


Colunas Egípcias

Os tipos de colunas egípcias são divididos conforme seu capitel. A ordem protodórica marca sob o Antigo Império a transição entre o pilar e a coluna.

• Palmiforme – Inspirada na palmeira

• Papiriforme - Flores de papiro. O fuste da coluna papiriforme é igualmente fasciculado, desta vez em arestas vivas. Quando as umbrelas estão abertas, o capitel é chamado de campaniforme.

• Lotiforme – Capitel representa um ramo de lótus com corolas fechadas e o fuste reproduz vários caules atados por um laço.

juliana 18



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

As pirâmides de Gizeh Mariana,22



As pirâmides de Gizeh, Guizéh ou Guiza estão na primeira posição das sete maravilhas do mundo antigo.


Ela foi criada por volta de 2575 aC quando foi desenvolvida as pirâmides de faces lisas.


Quem contruiu as pirâmides de Gizeh foram Queops, Quefrem e Miquelinos.
As pirâmides de Gizeh


A orientação da pirâmide permitia que os raios luminosos da estrela Sirio penetrasse no nucleo da pirâmide, por meio de um conduto, no momento em que se anunciava o novo ano egipcio.


A pirâmide de Gizeh está localizada no Egito.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Templo de Luxor


O templo de Luxor, ao lado do templo de Karnac, foram um dos maiores monumentos da cidade de Tebas, no Egito Antigo.
Sua construção foi levada a efeito do reinado de Amenhotep III,e dedicado à tríade de Tebas.Embora colossal em tamanho - cerca de 275 m de comprimento -, apresenta ao mesmo tempo linhas simples, geométricas. Colunas, muros e arquitraves eram cobertos por motivos inspirados nas vitórias do faraó, em cores vivas. À frente do templo havia estátuas colossais e dois obeliscos que estão hoje na Praça da Concórdia, em Paris.
Laura 19